Nesta sessão, vamos aprender um pouco sobre pelos encravados ou inflamados e como resolver o problema. Muitas pessoas apresentam pelos encravados mas alternativas caseiras podem agravar o problema.  Primeiro, podem aumentar a inflamação e em segundo lugar podem  piorar o encravamento dos pelos e provocar cicatrizes. Recomendamos uma boa orientação profissional para resolver o problema dos pelos encravados de forma definitiva.

Homens e mulheres procuram a depilação definitiva ou redução dos pelos com laser ou LIP  (luz intensa pulsada).Este tipo de procedimento tem outras vantagens.

A primeira vantagem é o tratamento da inflamação dos pelos que chamamos de foliculite. A foliculite é a inflamação dos pelos da área depilada com lâmina de barbear ou cera. Aparece como pontos vermelhos na área dos pêlos e bolinhas semelhantes à espinhas causados pela falta de higiene durante a realização da depilação manual ou a presença de alguma infecção na superfície da pele.  A inflamação melhora mas fica uma cicatriz escura.

A segunda vantagem é o tratamento dos pelos encravados que geralmente aparecem junto com a inflamação dos pelos. Isto acontece porque os pelos removidos no sentido contrário ao natural, começam a crescer de forma irregular embaixo da pele.

Como Tratar os pelos encravados

As pessoas geralmente fazem esfoliação na tentativa de melhorar os pelos encravados, porém esta medida não é eficaz.

O tratamento ideal é usar a medicação local adequada e fazer a LIP. Como a LIP remove os pelos  aparentes e os pelos encravados, reduz a inflamação e a pigmentação, deixando a pele sedosa.

Em alguns casos pode até piorar o problema, espalhando a infecção cutânea por uma área maior. Mas tanto  a inflamação dos pelos como os pelos encravados podem ser tratados com segurança porque a luz intensa pulsada tem como alvo o pigmento presente na área da raiz dos pelos. Esta afinidade pelo pigmento provoca um aquecimento forte que atinge a região onde estão as células que darão origem a novos pelos.

Quantas sessões são necessárias

Como cada foliculo tem cerca de três pelos podem ser necessárias várias sessões para se alcançar o tratamento de toda a região.  Além disto, ficamos atentos à melhora da coloração da pele e das cicatrizes causadas pelas repetidas inflamações. Geralmente recomenda-se 6 a 8 sessões, mas observamos resultados parciais a partir da terceira sessão.

Pode fazer luz intensa pulsada bronzeado (a)?

Você não deve estar bronzeado (a) quando fizer as sessões porque o pigmento do bronzeamento pode aquecer durante o tratamento. Finalmente, pode formar crostas que depois vão deixar manchas claras na pele que levam cerca de dois anos para desaparecer.

 

Recomendações

  • Não realizar a depilação com luz intensa pulsada (LIP) ou laser se estivar bronzeado (a)
  • Seguir as instruções o tratamento da infecção de pele.
  • Dê preferência para fazer o tratamento fora do período de verão, principalmente nas áreas expostas
  • Não use tratamentos caseiros para não queimar a pele ou provocar manchas

https://www.vidaeacao.com.br/conheca-os-procedimentos-esteticos-que-estao-em-alta-no-verao/

 

Pelos encravados tratado com luz intensa pulsada - Dra. Claudia Sá

Pelos encravados tratado com luz intensa pulsada – Dra. Claudia Sá

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

13 + doze =