O que é flushing ou rubor 

Uma onda de calor no rosto seguido de avermelhamento da pele do rosto é  o chamado flushing. Em português o termo correto é rubor.

Este problema pode ser de origem genética e que aparece com as emoções, frio, calor e outras condições onde componente de aumento de vasos sanguíneos do rosto está bem presente.

avermelhamento da pele da face com o frio

O frio pode causar rubor ou flushing nas peles sensíveis.

Causas de flushing ou rubor

Uma das causas do flushing ou rubor é a rosácea. Contudo pode ocorrer  após menopausa ou em condições em que a pessoa tem algum problema de saúde de origem hormonal. Este último caso, o sintoma aparece subitamente em algum período da vida.

As pessoas que têm esta característica de forma genética, apresentam o sintoma desde a infância. Por outro lado, as pessoas com rosácea apresentam o rubor associado à espinhas, nódulos ou vasos  sanguíneos vermelhos no rosto. Existem alguns tipos clínicos de rosácea – vascular, inflamatória, ocular e fimatosa.

As mulheres no período do climatério podem  sentir um calor na face que vem do peito e irradia-se para o rosto de forma intensa, geralmente acompanhado de sudorese intensa e até mal estar.

O que fazer

Em primeiro lugar é preciso identificar a causa do avermelhamento súbito do rosto. Depois, traçar qual a melhor estratégia de tratamento.

Se o sintoma começou a pouco tempo torna-se necessário a solicitação de exames de sangue e ultrassonografia. O objetivo destes exames é  para avaliar as glândulas endócrinas. Alguns problemas hormonais podem ser decorrentes de alterações do funcionamento das glândulas endócrinas, como no caso do mal funcionamento da tireoide.

Finalmente, alguns tumores produtores de substâncias vasoativas podem provocar o rubor repentino da pele da face. Antes de pensar que o flushing é um charme de sua personalidade tímida, vale a pena ficar mais tranquilo(a) investigando a causa e tratando quando o problema o incomoda e afeta a sua qualidade de vida.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 + seis =