dermatite seborreica na face

Como se apresenta a dermatite seborreica

A dermatite seborreica é acompanhada de avermelhamento da

face. Além disto, pode haver descamação e um aumento de oleosidade na área  T central da face.

Pode ou não estar associada à sintomas no couro cabeludo. Quando ocorre no couro cabeludo provoca a formação de escamas oleosas no couro cabeludo. Estas escamas oleosas são chamadas popularmente de caspa.

Todavia estas escamas podem ser associada à coceira intensa. Esta intensa

dermatite seboreica

irritação do couro cabeludo pode piorar com a aplicação de produtos alcóolicos. Além disto,  dependendo da intensidade do problema, pode ser necessário o uso de um xampu específico. Desta forma, combina-se inflamação, descamação, coceira e até o aumento da população de fungos no couro cabeludo.

A pessoa com dermatite seborreica é examinada na face, couro cabeludo e tronco.  No tronco a doença pode estar presente na região central tanto parte anterior como na posterior. Geralmente encontramos placas avermelhadas nestas regiões. Observa-se que as descamações mais intensas são encontradas no couro cabeludo.

Pode ainda ser intensificada com o uso de alguns medicamentos que atuam no sistema nervoso central para tratamento de Parkinson ou psicotrópicos.  Informe sempre ao seu médico as medicações que está tomando. Leve sua lista.

Detalhes importantes no tratamento

Muitas vezes o quadro pode estar associado á pele sensível na qual os sabonetes mais agressivos podem piorar a situação. Chamamos de sabonetes agressivos aqueles fabricados com massa animal e pH alto, alcalino.  O sabonete ideal para a pele da face é o composto por massa vegetal ou sabonete liquido. Ambos os tipos apresentam um corretor de pH para deixar o mais próximo do pH da pele.  O pH da pele é em torno de 5,5.

Depois do controle inicial do processo agudo, segue-se um tratamento de manutenção para atenuar as recaídas.

Finalmente, o ideal é o uma combinação de medidas personalizadas de acordo com o seu caso.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um + dezessete =