A termografia médica é um diagnóstico por emissão de raios infravermelhos emitidos pelo nosso corpo. É um método moderno, não invasivo e complementar na avaliação de diversas patologias clinicas.
O exame é totalmente indolor e não implica na emissão de radiação pelo equipamento.
O principal destaque neste tipo de exame é a avaliação das dores musculares que não são identificadas por outros métodos diagnósticos.
O meu interesse pelo assunto iniciou-se com a avaliação da dor que se segue ao Herpes zoster – a neurite pós-herpética – tão comum na prática dermatológica.
Hoje sabe-se que é possível através da termografia médica suspeitar dos casos nos quais a virose causada pelo herpes pode originar esta neurite que traz tanto dano para a qualidade de vida da pessoa acometida.
Quando realizamos o exame do corpo total observamos co-morbidades, isto é, identificamos outros pontos de dor por problemas posturais, vasculares, neurológicos, entre outros.
Além disto, com exame de termografia, é possível acompanhar a cicatrização de feridas, queimaduras, avaliar casos de problemas da articulação têmporo-mandibulares.
Os termogramas são enviada por telemedicina para especialistas em dor dos mais renomados serviços brasileiros, possibilitando uma avaliação segura e ampla.