Laser Nd: YAG para Tratamento de Micose da Unha
Atualmente existe um interesse crescente em tecnologias de fototerapia para o tratamento local de infecções por fungos e bactérias, as indesejáveis micoses das unhas.
Uma destas tecnologias é o laser Nd:YAG com um comprimento de onda de 1064nm, capaz de atravessar a lamina da unha e atingir o seu leito, resultando num aquecimento do material fúngico.
A exposição do fungo a altas temperaturas inibe o seu crescimento e causa dano e morte celular. Este laser atua também em algumas bactérias comuns dos pés e que podem infectar as unhas em conjunto com os fungos.
Neste método de tratamento não há contato da ponteira do equipamento com a unha ou a pele, o que resulta num procedimento limpo, simples e de acordo com as normas sanitárias.
O esquema de tratamento é composto inicialmente por duas ou três sessões com intervalo de 2 a 4 semanas. De acordo com o crescimento das unhas, da intensidade da onicomicose, as sessões complementares são realizadas com intervalos de 15 dias, 1 mês ou 3 meses, e o acompanhamento deverá ser realizado até o crescimento total da unha, o que pode levar até um ano.
Este método contudo deve ser acompanhado de medidas de higiene para evitar a recontaminação e as unhas adoecerem novamente, principalmente por contato com tesouras e alicates não esterilizados. A lavagem das meias deve ser feita com água quente e a higiene dos calçados deve ser diária.