Rugas de expressão da face
O Tratamento de Rugas na Testa com a finalidade cosmética, iniciou-se no início da década de 90.
Os resultados foram gradativamente melhorando com o aprimoramento do conhecimento da anatomia e fisiologia dos músculos faciais.
É realizado um tratamento com medicamento específico, quando se almeja atenuar as linhas de expressão causadas pelos movimentos repetitivos da musculatura facial, uma vez que o mesmo atua promovendo o relaxamento muscular.
Esta ação é conseguida através da denervação química seletiva de algumas fibras musculares, de forma a obtermos um efeito temporário e reversível.
O envelhecimento da face não se deve apenas as rugas dinâmicas, por isto muitas vezes há necessidade de associar outros tratamentos para se obter melhor resultado. Um rosto mais relaxado e tranqüilo pode ficar mais agradável se tratarmos as manchas, a textura da pele, o viço e a flacidez.
Como atua
Atua evitando a liberação de acetilcolina através da membrana do nervo pré-sináptico na junção neuromuscular de fibras musculares estriadas, provocando a paralisia flácida do músculo.
Os músculos voltam a funcionar cerca de 2 a 5 meses após a injeção dependendo da dose administrada, por isto, repete-se as aplicações após uma avaliação prévia do (a) paciente.
A aplicação repetida pode causar certo grau de atrofia muscular, o que permite um intervalo maior entre as aplicações.
Observa-se uma melhora das rugas de expressão algumas vezes por um período maior do que um ano, mesmo sem repetir o tratamento. Estas rugas geralmente apresentam-se menos intensas do que antes da primeira aplicação.