trekking no sol

Porque é importante a proteção solar

A proteção solar para a caminhada é uma medida importante para manter a saúde da pele. Em primeiro lugar, o excesso de sol ao longo das décadas é responsável por acelerar o envelhecimento e é responsável por 80% deste processo na pele. Os outros 20% são resultado da nossa genética. Neste texto você encontrará dicas de proteção solar.

Se você gosta de caminhar, estas dicas de proteção solar para a caminhada são indicadas para você.  Não precisa ser apenas aquela caminhada na praia ou montanha. Portanto, um passeio urbano ao ar livre também pode estar contando no seu banco de horas solar. Assim a escolha do protetor solar é fundamental para atenuar os efeitos da irradiação do sol.

Proteção solar na praia

A proteção solar é fundamental para curtirmos a natureza com menores riscos para a pele

Em segundo lugar, a irradiação solar intensa ao longo dos anos provoca sardas, manchas solares. Um certo número de pessoas, especialmente as mais claras podem desenvolver cancer de pele caso não proteja a pele do sol.

As dicas de proteção solar compõem um desafio diário em todas as atividades ao ar livre.

 

Observe as 5 dicas de proteção solar:

Use um protetor solar físico ou mineral 

A segunda dica de proteção solar para caminhada  é o uso de protetor solar físico que facilita a defesa contra os raios ultravioleta e luz visível.

As mulheres costumam gostar mais de protetores solares com cor, parecidos com uma base de maquiagem. Os homens podem optar por um filtro físico sem cor aplicando cuidadosamente para ficar natural e combinar com chapéu e roupas com proteção solar.

 Fator de Proteção Solar (FPS) não é tudo

Um protetor com fator de proteção solar (FPS) 50+ não significa que seja melhor que um de FPS 30.

O FPS é um cálculo matemático que mede o tempo que a pessoa pode ficar no sol sem ficar vermelha.  A pele fica vermelha sob a ação do UVB, presente com mais intensidade entre as 10 horas e 16 horas do dia. Além disso, a sua ação do filtro solar depende da sensibilidade da pele, quantidade de filtro aplicada e a sua reposição a cada 80 minutos.

O importante é a formula combine filtros contra UVB, UVA e luz visível.

Os testes em laboratório indicam que a quantidade correta de filtro a ser aplicada é de 2g/cm2. Por isso, costumo dizer que se você se olhar no espelho e estiver achando que passou muito, esta é a medida correta.  Essa quantidade significa que a pele tem ficar bem coberta, branca de filtro, equivalente a 100g em cada aplicação no corpo. Imagine usar quase um tubo de produto a cada ida à praia.

 Atenção à proteção UVB

Como falei anteriormente, o UVB é responsável por deixar a pele vermelha quando exposta ao sol. Por isso, os protetores solares mais antigos que só tinham protetor contra UVB estão ultrapassados.

 O tipo de pele

As peles mais claras e sensíveis precisam de proteção mais intensa enquanto que as oleosas de protetor solar com toque seco.  Alguns produtos com consistência untuosa ou grudento podem irritar a pele e provocar acne, mesmo que no rótulo venha escrito “oil free”.

 Dicas de proteção solar para caminhada na praia ou montanha

Saiba que, os filtros solares com proteção FPS 30 combinados com protetor solar químico e físico são bons porque que têm boa aderência e mantém a pele seca. Por isso, são ideais para os climas mais úmidos e quentes como nas cidades ao nivel do mar.

Finalmente, nas cidades mais frias em altitude apresentam a irradiação solar mais forte do que ao nível do mar. Por isso, quem mora nesses locais podem escolher protetores solares que mantenham a umidade e hidratação da pele. Além disso, o FPS e anti-UVA deverá ser mais alto e formulado numa base cremosa e hidratante. Isto vai evitar que a pele fique ressecada e rachada.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

doze + dezenove =